sábado, 4 de maio de 2013

À maneira das fábulas





Conta-se que certa vez um filósofo disse a um aluno tido como muito estudioso e obediente:
- Observe.
O aluno se colocou em postura de observador, rastreou as redondezas com um olhar de investigação, e ficou assim por algum tempo, estático e perplexo, até que superou o medo de fazer a pergunta que lhe perturbava a mente:
- Observar o quê, senhor?
O filósofo aplaudiu:
- Muito bem, é preciso ter algo a observar.
- Sim, senhor. Mas, há tantas coisas a minha volta – o aluno percorreu com um gesto o campo em frente, vários grupos de árvores, uma casa modesta, um riachinho que passava ao fundo do vale, animais pastando.
- O que lhe falta, então? – perguntou o filósofo.
- É preciso escolher entre tantas coisas.
- Pois então observe aquela árvore.
Empolgado, o aluno mirou na árvore um olhar penetrante e a percorreu de cima a baixo com todo o seu poder de observação.
Mas, passados alguns minutos, lá estava o aluno embaraçado novamente.
- O que houve? perguntou o filósofo.
- Perdão, senhor. Mas... o que devo observar na árvore? – e passou a enumerar, movido por intensa aflição – Essa árvore é alta, frondosa, tem folhas muito verdes, não tem frutos, o tronco é escuro, as raízes não são aparentes. Mas...
O filósofo esperou, pensativo e irônico como os filósofos dos quais se contam causos do gênero.
- Mas... – provocou ele, divertindo-se com a aflição do aluno.
- Não basta, senhor. Tenho a árvore, sei que devo observá-la, mas... O que escolho nessa multidão de coisas? Mesmo numa só árvore há uma multidão de coisas, senhor.
- Ah, muito interessante. Há que fazer uma...
- ...nova escolha, vibrou o aluno.
- Ótimo. E agora?
- Bom, uma árvore é um ser vivo. Algumas dão frutos. Pessoas se alimentam deles. Precisam de água, de sol – mas não em excesso, há um limite. Com sol demais, secam. Com água demais, murcham. Depois, um dia foram sementes, brotaram... Ah, senhor, é muita coisa. Não sei mais o que pensar.
- Talvez seja necessário uma nova escolha, sugeriu o filósofo.
- Como?
- Bom, quem está observando é você...
O embaraço do aluno cresceu. Não conseguiu entender porque era tão importante o fato de que ele, e não outro, estivesse observando a árvore.
- Já sei! – exclamou afinal – Não basta a árvore, é preciso o meu olhar. Pois é certo que meu olhar modifica o que vejo. Cada um vê a seu modo, de um certo ângulo.
- É, murmurou o filósofo.
Então os dois ficaram em silêncio. O filósofo, com um sorriso divertido, aguardando o próximo passo. O aluno, aflito, tentando entender o que lhe passava pela cabeça.
- Bom – suspirou o aluno – como sou, além de seu aluno, um filho de agricultores, acho que a árvore deveria ser vista como produtora de algo, alimento ou madeira.
- Outros – aproveitou o filósofo – poderiam ver nela uma manifestação vital, uma fonte de energia, um lugar de trocas entre um organismo, a água, o sol. Talvez um símbolo. Talvez apenas beleza.
- Mas... isso não acaba nunca, senhor, as combinações são infinitas. Há uma quantidade imensa de perguntas a fazer.
Nesse momento, feliz e sem ironia nos lábios, o filósofo sorriu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário