terça-feira, 5 de julho de 2011

Isso será jornalismo?


Há um comportamento curioso no momento por parte das redes de televisão. De um lado, a Globo, e do outro,  a Bandeirantes. A Band transmite os jogos da Seleção Brasileira sub-17, que joga o Mundial, no México, e também transmite os jogos da seleção feminina de futebol, que joga o Mundial da categoria na Alemanha. Deu sorte, a Band, pois os meninos e as meninas vão bem, os jogos são ótimos.
Já a Globo, que monopoliza os jogos da Seleção principal, deu azar, ao menos por enquanto. Apesar dos craques em campo, o time do Mano Menezes não deslancha. É uma pena, mas o time vai mal.
Então, nesse domingo, a Band, enquanto narrava o jogo da seleção feminina, lembrava aos telespectadores que em seguida iria transmitir o jogo da seleção sub-17, fazendo de conta que nem sabia que a seleção principal iria jogar.
Por outro lado, apesar dos bailes da Marta e da garotada sub-17, a Globo nem tocava no assunto dos Mundiais no México e na Alemanha.
Alguns diriam que é normal, já que nesses dias de trevas e trovões, tudo que é anormal se tornou normal. Mas eu me pergunto: o que essas televisões e seus jornalistas estão defendendo quando falam em direito de informar, em direito de ser bem informado? Estaremos assistindo a uma grande farsa?
Afinal, eles defendem a liberdade de quem? A liberdade de dizer o quê? De esconder o quê? De informar o quê? De não informar o quê? Quem decide o que vai e o que não vai ser informado? Segundo quais critérios?
É uma triste farsa. Aliás, as duas emissoras armam o mesmo circo com relação à Fórmula 1 e à Fórmula Indy. Uma faz de conta que a outra categoria não existe. Imaginemos o que rola quando não se trata de simples esportes, mas de política, economia, ecologia, problemas urbanos, educacionais, de saúde pública etc. etc.
Tudo bem, sou ingênuo. Graças aos deuses, continuarei assim para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário