quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Uêba! Lá vem O Trem Itabirano



Ilustração de Millôr para o jornal "O TREM Itabirano"



Na Internet não há apenas fofocas, selfies bobinhos, piadinhas bestas ou intrigas cansativas. Aqui e ali brotam informações valiosas e textos que podem ser lidos com prazer. Uma delas, já completando nove aninhos, é o jornal O Trem Itabirano.
Começa que, sendo de Itabira, é como se fosse nossa casa. Todo brasileiro decente se imagina parente de Carlos Drummond de Andrade. Depois, sob a direção geral de Marta Saldanha e tendo Marcos Caldeira Mendonça como editor, o jornal não deixa de surpreender a cada número (que, como diria Millôr, é um exemplar – aliás, Millôr também era fã do jornal e chegou a presentear a turma com a ilustração acima. Foi a glória). 
Mas o melhor do jornal é aquilo que, faltando palavra melhor, chamarei de seu “espírito”. Independente da matéria, do colaborador – são muitos, espalhados pelo Brasil inteiro – há em tudo que é publicado, mesmo nas fofocas municipais de Itabira ou em textos dos quais discordamos, um cheiro de malícia e picardia, irreverência e safadeza, coisas que faltam ao jornalismo sem imaginação e pasteurizado que se pratica nesse triste país tropical.

Então, se quiserem ler bons textos e melhorar o astral, usem o endereço de e-mail otremitabirano@yahoo.com.br e falem com o Marcos Caldeira. Se estou certo, você receberá o jornal em seu computador com regularidade.



Um comentário:

  1. guilhermina moeckel cavalli13 de agosto de 2014 às 19:23

    E, repetindo o caríssimo escritor, "faltando palavra melhor", obrigada! Penso que o Marcos Caldeira será o próximo "importunado" por esta leitora aqui...

    ResponderExcluir