sábado, 9 de maio de 2015

Belo exemplo: jovens fazem faxina em praças públicas.






Um grupo de jovens desenvolve no bairro Jardim das Américas, aqui em Curitiba, um projeto chamado Boa Praça. Uma ideia simples: eles se reúnem e fazem uma faxina, como fizeram com a praça que ladeia a Rua São Tomé, deixada pela prefeitura ao deus-dará.
O grupo é liderado pelo Bruno – cuja profissão é passear com cachorros – e reuniu, no caso dessa praça, cerca de dez jovens, munidos de carrinho de mão, vassouras, rastelo, sacos de lixo, além de dois violões e uma bola de futebol. Começaram a faxina pela manhã e tudo estava limpíssimo ali pelas duas e meia da tarde.
É um belo exemplo, pois toca num ponto sensível das relações da população com os poderes públicos. Normalmente, diante de praças abandonadas, ruas entulhadas de lixo, bandalheiras em geral etc., muitos dão de ombro e julgam que aquilo deveria ser cuidado pelos poderes públicos.
É verdade. Deveria.  Mas nem sempre é assim.
Não raro os chamados poderes públicos são lerdos e ineficazes. Ou omissos. Assim, esse grupo de jovens dá um exemplo e ao mesmo tempo faz uma exigência: que aqueles que são mantidos pelos nossos impostos cumpram sua função.
Mas há outro detalhe, mais significativo: esses jovens agem ao invés de apenas reclamar. E mostram que são capazes de se reunir para uma boa causa. No caso, uma Boa Praça.
O projeto está ligado ao Centro Espírita do Jardim das Américas e tem a coordenação do Bruno, que aparece na foto acima fazendo sinal de positivo. Quem organiza tais ações é um professor da PUC, Daniel Rossi.
Assim, saudações a todos.  Uma bela lição e um bom exemplo.
Que cada organização ou grupo social verifique no seu bairro o que está fora dos eixos e imagine as ações que poderiam realizar. Farão um bom trabalho e darão um puxão de orelhas nos poderes públicos.
Só para dar um fecho divertido e oportuno, lembro uma canção de Elvis Presley: “Little less conversation and little more action”.
Ou seja: menos conversa e mais ação.




Um comentário:

  1. Graças a Deus nem tudo está perdido. Oxalá o exemplo do Bruno e sua turma se multiplique, e que o poder público não atrapalhe, já que ajudar não ajuda. Ou que faça a sua parte com o suor dos nossos impostos. Parabéns rapaziada boa-praça do Jardim das Américas e ao professor Daniel Rossi pela iniciativa.

    ResponderExcluir