segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Wilson Martins e a História da Inteligência Brasileira


Obra de um homem que era dono de uma erudição generosa e fértil, e que dispunha de uma capacidade de trabalho assombrosa, essa História da Inteligência Brasileira é uma fonte indispensável de pesquisa para quem deseje entender a evolução da cultura brasileira.
Num país em que predomina a ligeireza improvisadora ou a pseudo-erudição dos que escrevem para um círculo fechado de acadêmicos, a obra de Wilson Martins é louvável por todas as razões. Abrange um período que vai de 1550 a 1960 e varre com cuidado e até com certa minúcia tudo que foi produzido em termos de cultura literária durante esse imenso espaço de tempo. Não é obra para iniciados – ao contrário, inicia seus leitores no universo literário – e se lê com prazer.
Nessa edição, são 4.606 páginas, divididas em sete volumes, que receberam um cuidadoso trabalho de editoração e de planejamento gráfico. Além disso, o autor, que faleceu no início de 2010, aos 88 anos de idade, teve tempo de fazer ele mesmo a conferência da edição, o que a torna ainda mais valiosa.
Não resisto e sugiro à Editora da UEPG que pense na possibilidade de tornar disponível o texto dessa obra para pesquisas on-line na internet. Com as facilidades de busca que a rede oferece, seria uma contribuição notável a estudiosos, pesquisadores e mesmo a curiosos, pois, além de outros méritos, esse livro de Wilson Martins interessa e é acessível ao leitor comum, que é o grande alvo de toda divulgação cultural.

NOTA: História da Inteligência Brasileira pode ser adquirida em livrarias ou diretamente no site da editora da UEPG – www.uepg.br/editora - por R$ 270,00, um preço que só uma editora universitária seria capaz de bancar. Os volumes individuais custam R$ 45,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário