quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Decálogo da República Brasileira


1 – Estão burlando a “Lei da Ficha Limpa” na maior cara de pau.  Já livraram a cara dos Garotinhos (ele e ela) e estão livrando o notório Paulo Maluf. Logo, logo, todos estarão limpinhos. De cara limpa.
2 – Lula, fazendo seus habituais gestos afetados diante dos microfones, já armou a cilada: CPMF deve voltar; dona Dilma, na moita, manobra nessa direção. Como disse Gonzaguinha: “Vocês merecem".
3 – 60% de aumento para os deputados;  qual foi o aumento que v., prezado leitor, recebeu nessa virada de ano?
4 – Na plateia, o processado chefe do mensalão, José Dirceu, afinal se mostrando em público. Na mesa, o futuro homem forte do governo Dilma, Palocci, processado por violar sigilo bancário daquele  jardineiro. Também na mesa, o dublê de mordomo Michel Temer, o vice, que faz de conta que não manda na maioria dos ministérios. Modesta profissional quando lhe convém, a senadora Marina Silva, anotava coisas num papelzinho – tímida, silenciosa, sabe-se lá no que ela pensa ou acredita.
5 - Ao microfone, Lula explicou que quando falava em “nunca antes na história desse país etc. etc.” não queria dizer que estava inventando o Brasil. Mas que “fez o que os outros não fizeram”. Lá isso é verdade. Melhor se tivesse reinventado o Brasil.
5 - Na despedida, Lula cometeu o óbvio ato falho do sonho do terceiro mandato, na direção do qual manobrou nos últimos quatro anos. Ele confessou “como eu gostaria de ter herdado um país para governar depois do presidente Lula”. E não herdou? Freud não falha.
6 – Diz Lula que não interferiu na escolha do ministério Dilma. Acreditamos. Também acreditamos que ele não sabia de nada, que não houve mensalão etc. etc. Nós acreditamos em tudo. Ao menos aqueles  oitenta e tantos por centos dos brasileiros que batem palma e pedem bis.
7 – O delírio de grandeza de Lula não se refere apenas a ele próprio. Trata-se de um delirante paranoico coletivo ao afirmar “que duvida que qualquer governante do mundo tenha um vice como eu tive”. Lula, como se sabe, conhece todos os governantes do mundo de todos os tempos e seus respectivos vices.
8 – O Franklin Martins, ministro da Comunicação de Lula, saudou a “tremenda presidente” que fará um “tremendo governo”. Além de sofrer com a pobreza estilística, o ministro me deixou  trêmulo diante da nova invenção do Brasil que se anuncia.
9 - Na mesma batida, Jacques Wagner, governador da Bahia, alegou que Lula transformou oito anos em oitenta.  Do ponto de vista de quem aguardava com ansiedade o final desse governo, até que concordo.
10 – Como diz Hélio Fernandes: “Que República!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário