terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A mentira sempre governou e escreveu a história


A presidente eleita anda declarando por aí que receberá de seu antecessor uma “herança benigna”. A expressão faz menção àquela de Lula, que disse ter recebido uma “herança maldita” de FHC.
Como durante todo o governo FHC publiquei críticas contundentes a seus desacertos, me sinto à vontade para esclarecer o seguinte. Naqueles oito anos, apesar dos absurdos políticos e administrativos e das bandalheiras que envolveram as privatizações, o país foi arrumado financeiramente pelo Plano Real, do que Lula se beneficiou, motivo pelo qual só fez repetir a política financeira e econômica de FHC.
Falar em “herança maldita” é um chavão eleitoreiro e populista, assim como trombetear a respeito de uma “herança benigna”. Insistir nessa crítica é demonstração de que os Lulistas – informo aos desavisados: não existe mais PT, existe Lulismo – não apenas estão escrevendo mal a história do Brasil; também estão ensinando erradamente o que ocorreu na história do país. Um mínimo de honestidade intelectual exigiria que tratassem os oito anos de FHC com seriedade e não com demagogia barata. Deveriam apontar seus gravíssimos erros – que não foram poucos – e reconhecer seus acertos.
Mas, como políticos brasileiros não são sérios, Dilma e Lula jamais abrirão mão da molecagem politiqueira em favor da análise histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário