domingo, 2 de dezembro de 2012

1895, um ano de lascar

Rio de Janeiro em 1895 - Estação D. Pedro II


Rua de Lancaster em 1895












Em abril de 2003 publiquei uma crônica a respeito dos feitos notáveis realizados nesse fantástico ano de 1895, uma das minhas manias, que não são poucas. Acho, contra todos os calendários, que é nesse ano que começa o século XX. Escrevi então que nele surge o cinema, o voleibol, a ideia do descartável, a publicação de um marco da psicanálise, Estudos de Histeria, de Freud e Breuer, e, last but not least, é fundado o Clube de Regatas Flamengo, o que bastaria para justificar um ano cheio de graça.
Volto ao tema para dar vasão a uma pequena parte da montanha de anotações que acumulei sobre esse ano, esperando que os leitores se divirtam tanto quanto os baianos que, aproveitando ocasião tão benfazeja, deram expansão a seu espírito festeiro desfilando o primeiro afoxé em Salvador, chamado Pândegos da Folia. Sete anos após a abolição da escravatura, notem bem.
Falando em baianos, lembremos que um dos mais famosos, Rui Barbosa, volta do exílio em 1895, para onde o mandara Floriano Peixoto, por apoiar a Revolta da Armada. Rui desancava o governo através de artigos que escrevia no Jornal do Brasil e de pronunciamentos na tribuna do senado. Retorna de Buenos Aires já no governo de Prudente de Morais, retomando suas atividades no Senado e exigindo anistia aos revolucionários federalistas e a todos que foram punidos por Floriano. Como se vê, Rui tinha qualidades mais importantes do que conhecer regras gramaticais e escrever frases quilométricas em ordem inversa, o que deu origem ao estilo torturado com o qual nos brindam juízes e advogados, imaginando dar demonstrações de sabedoria e estilo refinado.
Pois é no ano de 1895, ainda no domínio das desavenças políticas, que o Presidente dos EUA, Grover Cleveland, chamado a decidir a Questão das Missões, deu ganho de causa ao Brasil. Daí resultou o nome da cidade de Clevelândia e, mais adiante, uma disputa entre Paraná e Santa Catarina que terminou em grossa pancadaria.
No outro extremo do Brasil, os bubalinos (ou, no popular, búfalos) da raça Mediterrâneo, chegam à Ilha de Marajó vindos da Itália, tendo sido recebidos cordialmente – já que búfalos adoram água – por chuvas intensas, tanto em impetuosidade quanto em duração, obrigando a transferência da procissão dos Passos por quatro vezes. A procissão acabou se realizando na primeira tarde em que houve uma estiada e os búfalos, como se sabe, ficaram por aí e cresceram e se multiplicaram.
Com ou sem chuvas, mas pensando nos tempos tempestuosos que corriam, Fontes, Sóter e Escobar fundariam, em Santos, um centro socialista, responsável pela publicação do jornal A Questão Social, ao mesmo tempo em que o alto preço do café nos mercados internacionais, que neste ano chegou a valer 13$475 a partida de 10 quilos, influenciava diretamente a quantidade de transações imobiliárias.
E, sendo igualmente um ano santo, em 1895 o pequeno grupo que se formara em torno de Amabile Vígolo – mais tarde conhecida como Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus – que havia se transferido a Nova Trento, recebeu a aprovação do Bispo de Curitiba Dom José de Camargo Barros, com o nome de Filhas da Imaculada Conceição. Irmã Paulina se tornaria a primeira santa brasileira, um encargo dos mais pesados, convenhamos.
Mas esse foi um ano decisivo também para a ciência. Vejam o que escreveu, em 1972, J. Allen Hynek, a propósito da polêmica entre William James e seus colegas de Harvard: “O tempo vingou-o inteiramente. Ainda que ele não pudesse suspeitar nem de leve, o ano de 1895 viria a ser o primeiro dos ‘trinta anos que abalaram a Física’, que viu a ‘teoria da relatividade’, o ‘quantum mecânico’, e muitas novas teorias interligadas derrubarem o alicerce da Física clássica, que era aceita por todos os físicos como a pedra fundamental do universo”.
Não bastasse, em 1895 foi reconhecida a raça alemã de cães Dobermann, talvez para contrabalançar o Pincher, que surge na mesma data. Ignoro as razões, sejam astrológicas, econômicas ou metafísicas, mas o mundo estava em profundo processo revolucionário.
Que ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário