segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Tragédia da boate Kiss – um crime anunciado um ano após





Há um ano, no dia 27/01/2013, sofremos o impacto das notícias a respeito da chamada “tragédia da boate Kiss”. Foram 442 mortes, centenas de feridos. São perdas irrecuperáveis e irreparáveis – nada poderá curar a dor sentida por pais, irmãos, amigos, namorados, nem mesmo por simples cidadãos brasileiros perplexos. Todos estão aprendendo a conviver com a brutalidade devastadora que os atingiu.
Podemos oferecer a eles apenas a nossa solidariedade.
Por isso registro aqui algo que me parece pendente. Não falo da punição dos culpados – que, esperamos, a justiça venha a fazer – mas da falta absoluta de medidas efetivas, de determinações claras, de controle rígido, sobre esse tipo de casas de espetáculos espalhadas por todo o país.
Como sempre, se procedeu da maneira mais desastrosa. Nos primeiros momentos, “autoridades” procuraram escapar de qualquer culpa, advogados foram acionados, políticos oportunistas anunciaram leis para regular a questão. O prefeito dizia não ter nada com isso. O governador do Rio Grande do Sul se esquivou de imediato. Os bombeiros não sabiam de nada.
Ora, no Brasil não faltam leis, país onde elas abundam, valendo o trocadilho.
O que falta é vigilância, acompanhamento de obras, análise de projetos, verificação das condições de segurança, exigência de cumprimento de leis já existentes, honestidade administrativa no acompanhamento das construções. E que fiscais fiscalizem e não recebam propinas.
Mas os governantes agem segundo um padrão conhecido.
Da presidente ao governador e ao prefeito, todos criam a ilusão de que tudo se resolve com leis ou com verbas. Não é assim. Vejam o caso ridículo das obras para a Copa do Mundo. Fizeram leis, as verbas foram destinadas, mas, não fosse a vigilância da FIFA, tudo continuaria ao deus-dará até o dia do primeiro jogo. A FIFA é certamente uma entidade oportunista, rica e safada. Tudo bem. Mas, não agindo ao modo brasileiro, sabe que administrar implica fazer o que tem que ser feito. Como resultado dessa monumental incompetência, o país, da presidente ao torcedor, é alvo de pitos e advertências de um Jérôme Valcke qualquer ou de um Joseph Blatte da vida. Uma vergonha.
O mesmo no caso da boate Kiss. Não se tem notícia de melhoria na fiscalização das casas de shows existentes no país. Não se sabe se pessoal adequado foi designado e treinado para vigiar o cumprimento das exigências impostas a todos que estão envolvidos em espetáculos em ambientes deste tipo.
Um ano após, o processo contra os responsáveis navega ao modo das chicanas jurídicas. E a única coisa que nos restaria fazer, após tal desastre, não foi feita: providenciar meios e modos e critérios técnicos e administrativos capazes de garantir que quem entra numa dessas boates não estará entrando numa arapuca assassina.
Se isso não for feito, ficará tudo como dantes no quartel de Abrantes.
É o Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário