quarta-feira, 7 de março de 2012

Brasil & China - o bricabraque de cada um




Dia desses, tiroteando com o controle remoto de canal em canal esbarrei numa entrevista com um chinês simpático e bem articulado. Falava uma versão do português bastante razoável. Pelo que entendi, é um empresário que representa uma associação de empresas exportadoras da China. Mais um sinal de esperteza: é casado com uma brasileira.
Pois o chinês – não anotei o seu nome – fez uma exposição interessante das razões, segundo ele, pelas quais a China apresentou esse crescimento que assombra o mundo. É claro que driblou com habilidade todas as perguntas que questionavam as condições de trabalho dos operários na China ou o problema das liberdades civis e dos direitos humanos. Bom de drible, o chinês.
Disse ele, ao criticar o modelo brasileiro – ao ver dele, demasiado fechado ao capital estrangeiro, preocupado em controlar a inflação, com juros altos atraindo capital especulativo – que os chineses formaram uma grande quantidade de engenheiros, enquanto que o Brasil continuou insistindo em formar advogados. E arrematou: “Os engenheiros querem fazer coisas. Os advogados querem discutir”.
Eis como o simpático chinês fez um instantâneo preciso de um dos traços da cultura brasileira. Somos um país sufocado pela rala e pernóstica sapiência jurídica, pela atrofia das legislações e, sobretudo, pela crença esdrúxula de que é com leis que se governa e constrói um país. Insisto, como sempre: um país não é governado por leis; um país governa suas leis. As leis resultam de um consenso do país e não o contrário. Além disso, nem tudo está previsto em leis e, em particular, o principal da coesão e das relações sociais não está em leis, mas em convicções e crenças que movem seus habitantes e fixam seus valores. Hoje, o que falta ao Brasil, não são leis – temos uma constituição gigantesca e uma quantidade não sabida de leis, sendo que umas pegam e outras não – mas a criação de valores básicos segundo os quais agir. Quando um governante (Lula, para os esquecidos) diz que coisas como o caixa dois “todo mundo faz”, ele está não apenas invalidando leis, mas destruindo o que deveria ser uma convicção fundamental: é preciso agir com ética, é preciso respeitar o que ordena a sociedade. O contrário é a instituição do cada um por si e salve-se quem puder.
Trata-se de uma típica sociedade de advogados, para os quais, mesmo a maior atrocidade, se não for prevista em leis, é perfeitamente aceitável.
Pois a partir da observação do empresário chinês, lembrei-me de uma observação de Steve Jobs que, com sua compulsão obsessiva, repetiu muitas vezes que os EUA precisavam formar levas e mais levas de engenheiros e dar um basta no predomínio dos advogados.
Cada um a sua maneira, Brasil e EUA são nisso semelhantes. Uma sociedade pensada por advogados, na qual muito se discute e nada se faz. Vejam, por exemplo, o PAC. Anunciado como a redenção final da pátria, ninguém sabe aonde chegou, o que foi feito, sempre que se mexe no assunto se encontra obras pela metade, obras que não saíram do papel. Vejam, por outro lado, a imagem que governantes vendem de um Brasil como a potência emergente enquanto nas escolas se vê o predomínio da carência e da ignorância, nos hospitais faltam algodão e cuidados, nas estradas sobram buracos e acidentes etc. etc. Veja-se também o modo como o Brasil está conduzindo a preparação para essa (lamento dizer) malfadada Copa de 2014. O improviso, as discussões infindáveis, o faz de conta. Dinheiro do país para alimentar os delírios de grandeza da FIFA e seus velhinhos corruptos e para encher de empolgação os patrioteiros de sempre, que tomam carona nos feitos do futebol. Bom, ou muito me engano ou dessa vez quebrarão a cara, pois o Brasil não deve ganhar essa Copa, não tem nem técnico nem jogadores à altura. Posso quebrar a cara, mas é isso que me ocorre.
Enfim, a farra com o dinheiro público, os planos mirabolantes, tudo isso casa com a ausência de trabalho efetivo e tem a ver com a criação de fantasias como o PAC, a Copa, o julgamento adiado do mensalão, o pré-sal que não rendeu ainda uma só gota de petróleo mas que agita as discussões de juristas e políticos, cada um querendo puxar uma brasa para a sua sardinha, numa briga entre estados como não se via há muito tempo.
De tudo isso, fica uma lição sobre as distorções brasileiras, ainda que o nosso simpático empresário chinês que me deu o mote para esse texto, precisasse explicar melhor como, onde, em que condições, com quais direitos e limitações, trabalha a mão de obra barata da China. O “socialismo” à moda chinesa conseguiu esse milagre: um Estado ditatorial, um povo domesticado e um capitalismo socialista. Não há concorrência que dê conta.
Dia desses, surpreendido por uma chuva violenta no centro da cidade, parei numa barraquinha e resolvi comprar um guarda-chuva. Chinês, é claro. Paguei dez pilas e perguntei à senhora que me atendeu se era mais um daqueles guarda-chuvas que se desmanchavam no segundo temporal. Ela sorriu, embolsou previamente meus dez pilas e disse, com sabedoria: “Se a primeira chuva não for com ventania...”
Eis aí um belo retrato da indústria chinesa feito por essa senhora que atua como camelô, tão pertinente quanto o retrato do Brasil feito pelo simpático empresário chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário